ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Soja

29/06/2009

A soja é uma espécie anual, pertencente à família Leguminosae, de porte ereto, crescimento determinado ou indeterminado, com estatura variável (30 a 120cm) e ciclo de cultura de 90-160 dias, dependendo do cultivar e da época de semeadura.  

Numa mesma propriedade, é recomendável o plantio de pelo menos três ciclo diferentes para maior eficiência na utilização de maquinaria e mão-de-obra e para minimizar os riscos climáticos, em frases críticas (enchimento de grãos e maturação). Cultivares: precoces: Paraná, IAS-5,Coker's 136, IAC-13 e IAC- Foscarim 31; semiprecoces: Viçosa, Bossier, IAC-10 e IAC-12; médios: Santa Rosa, IAC-4, IAC-8 e IAC-11, semitardios: UFV-1, IAC-7, IAC-9 e Cristalina; tardios: IAC-2, IAC-2, IAC-5 e IAC-6; e para outono- inverno: IAC-6, IAC-7, IAC-8, IAC-9, IAC-11 e Santa Maria. Época de plantio: setembro- outubro, para cultivares de ciclo médio, semitardio e tardio; outubro- novembro, para cultivares de ciclo precoce e semiprecoce; abril- junho: cultivo de outubro- inverno irrigado.

Espaçamento e densidade de plantio: cultivares de ciclo médio, semitardio e tardio:16-18 plantas/metro em linhas espaçadas de 60cm; cultivares de ciclo precoce e semiprecoce: 20 plantas/metro em linhas espaçadas de 60cm.

Calagem e adubação: devem ser baseadas na análise de solo: em solos com índice de saturação em bases inferior a 60%, elevá-la a 70%. Para solos já recuperados (em cultivo) e cultivares precoces e semiprecoces, efetuar pelo menos a adubação de manutenção equivalente a 0:40:20kg/ha de N, P2O5 e K2O, dispensando-a em plantio de cultivares com ciclo médio e semitardio.

Para solos em fase de recuperação e de baixa fertilidade, recomendam-se doses equivalentes a 60-80kg/ha de P2O5 e K2O, O cultivo da soja exige a inoculação das sementes pelo menos por três anos consecutivos com Rhizobium específico. Outros tratos culturais: manter a cultura no limpo durante o seu ciclo. Tanto a utilização de herbicidas (pré- plantio incorporado, pré emergência e pós- emergência) como cultivos mecânicos são práticas usuais.

Controle de pragas: efetuá-lo através do controle integrado, visando preservar ao máximo a população dos inimigos naturais das pragas. Os danos causados por pragas são mais graves a partir da fase reprodutiva da soja (besouros e lagartas), tanto pela destruição da área foliar, que não mais será reposta, como pela danificação dos órgão reprodutivos (vagens e grãos),causadas por percevejos e lagartas.

Colheita: dependendo do cultivar utilizado e da região, a soja atinge maturação para colheita de fins de fevereiro a abril nos cultivos de verão. Nos plantios de inverno, o ciclo se alonga, dando-se a colheita em outubro- novembro. O estádio de maturação é caracterizado por senescência e queda das folhas, concomitantemente à secagem de vagens e sementes. Habitualmente, emprega-se colhedeiras mecanizadas automotrizes, que, além da colheita das sementes, promovem o espalhamento da palhada.

Produtividade normal: em condições normais, a produtividade de sementes de soja é ao redor de 2.500kg/há. Observações: por ser fixadora de nitrogênio atmosférico e eficiente na utilização da adubação aplicada em culturas precedentes, a soja é plantada excepcionalmente indicada como rotação para outras explorações agrícolas, incluindo consorcio. O 'IAC-Foscarin-31', por sua altura em plantios antecipados (2ª quinzena de outubro) e rusticidade, é recomendado para rotação com cana-de-açucar. O 'IAC-Santa Maria 702' é adequado para alimentação humana como feijão apresentando sementes pretas. Os cultivadores de ciclo tardio são adequados para solos ácidos e em primeiro ano de exploração com soja, sendo o 'Santa Maria' próprio para várzeas do Vale do Paraíba do Sul, em rotação com arroz.

Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS