ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Condições climáticas podem atrasar o plantio de nova safra da soja no Brasil

14/09/2016

Condições climáticas podem atrasar o plantio de nova safra da soja no Brasil

Depois de sustos com o El Niño, o fenômeno La Ninã será o principal problema dos produtores no início da semeadura

 

São Paulo, setembro de 2016 – Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a produção total de grãos será a menor no Brasil desde 2012. Só a soja, uma das principais culturas do país, deve ter uma safra de 95,4 milhões de toneladas, 1% menos do que na anterior. O número preocupa já que o Brasil é considerado o segundo maior produtor mundial do grão, sendo também o segundo maior exportador, atrás apenas dos Estados Unidos. Além disso, a soja também é responsável por mais de 80% da produção de biodiesel, de acordo com dados da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

 

Um dos fatores responsáveis por essa queda é o clima. De acordo com Alexandre Nascimento, meteorologista da Climatempo, as condições climáticas podem atrasar o início da semeadura em 2016. “Embora já tenham sido verificadas algumas pancadas de chuva pelo país, o solo continua muito seco. A chuva vai demorar um pouco para chegar e o plantio pode ser prejudicado no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e nas regiões Norte e Nordeste. Já Mato Grosso do Sul, São Paulo e o sul do Brasil continuam sujeitos à chuvas mais regulares”, explica.

 

Na safra 2015/2016, o fenômeno El Niño prejudicou a temporada de plantio. Esse ano, com a proximidade do La Niña, os produtores podem enfrentar novos desafios climáticos. “Ela pode interferir atrasando a chuva regular no início do plantio e trazendo chuva acima da média em março. Podemos, ainda, ter um prolongamento das precipitações no final do período úmido, o que deve influenciar negativamente a colheita”, diz. 

 

Dos três principais estados produtores de soja do Brasil, o Paraná é o único que não será tão afetado. “A região pode ter clima mais favorável, inclusive em relação à temporada passada, quando teve muita chuva”, finaliza.

 

A Climatempo oferece aos produtores um serviço para se manterem atualizados em relação às condições climáticas. O Agroclima (www.agroclima.com.br) é um canal de consulta meteorológica, com informações para auxiliar diretamente o agricultor na produção das principais culturas do país. O site conta com mapas georreferenciados, recurso que facilita a consulta da informação por município e a identificação de fenômenos que influenciam no plantio, como os próprios El Niño e La Niña, por meio do mapa de TSM (Temperatura da Superfície do Mar).

 

O portal é totalmente responsivo, podendo ser acessado de qualquer plataforma, incluindo smartphones e tablets. O Agroclima é inteiramente gratuito e tem como objetivo fornecer conteúdo de qualidade e previsões precisas para auxiliar o agricultor em seu planejamento e tomada de decisão.  O canal é, há 10 anos, referência na previsão climática voltada para agronegócios no Brasil.

 

Sobre o Grupo Climatempo

 

O Grupo Climatempo é a principal empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de dois mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil,  seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.

 

O Portal Climatempo transformou-se no veículo líder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em língua portuguesa, é visitado por mais de 1, 5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país. 

 



Carolina Algaves ( assessora de imprensa da Climatempo. )
Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS