ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

Grupo Técnico de Pecuária Familiar recebe capacitação em parceria com UFSM

16/05/2016

O Grupo Técnico de Pecuária Familiar da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Santa Maria recebeu uma capacitação sobre planejamento de ações para 2016, no dia 29 de abril, ocorrida no campus da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). 

O encontro foi realizado em parceria com os Departamentos de Extensão Rural e de Zootecnia da UFSM e coordenado pelo assistente técnico de pecuária familiar do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Roblein Filho. 

"Essa capacitação era uma demanda do grupo e se reveste de importância para a atualização técnica, visando qualificar as ações da Emater/RS-Ascar junto aos pecuaristas familiares da região, pois entendemos que a Extensão Rural deve ser o elo entre a pesquisa e os produtores rurais", diz Roblein. 

Orientados pelo professor do Departamento de Extensão Rural da UFSM, Vicente Celestino, os técnicos debateram a adequação dos Indicadores de Sustentabilidade da Pecuária Familiar, para um novo ciclo de avaliação. 

"No primeiro ciclo, realizado em 2014, fez-se o levantamento em 35 propriedades de pecuaristas familiares, de 17 municípios da região, sendo que agora, dois anos depois, de posse dos primeiros resultados e após a revisão e validação dos indicadores, a amostragem vai aumentar para 100 propriedades, em 20 municípios, 35 delas avaliadas no primeiro ciclo e mais 65 novas propriedades", detalha Roblein.

Conforme Roblein, a estratégia possibilitará identificar as modificações ocorridas nas 35 propriedades já avaliadas nestes dois anos, além de ter uma maior representatividade com o aumento do tamanho da amostra. "O objetivo deste trabalho é trazer indicativos reais para o planejamento de ações a serem desenvolvidas com este público, com a finalidade de atender as suas reais necessidades, sejam elas no âmbito social, ambiental ou econômico", diz o técnico da Emater/RS-Ascar.

O Grupo Técnico de Pecuária Familiar também recebeu uma capacitação em manejo e identificação de espécies do campo nativo da Depressão Central do Rio Grande do Sul. O professor da UFSM, Fernando Luiz Ferreira de Quadros, juntamente com alunos do curso de Doutorado do departamento de Zootecnia, apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo Laboratório de Ecologia de Pastagem Natural, no que se refere às tecnologias de manejo que vêm sendo pesquisadas pelo órgão. Também aconteceu uma oficina para identificação de espécies nativas que ocorrem nos campos da Depressão Central, bem como a sua qualidade. 

 

Emater - RS


Emater - RS
Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS