ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES

PIMENTA DO REINO

29/06/2009

CULTIVARES: Ballankotta, Panniur, Singapura

ÉPOCA DE PLANTIO: Outubro - Dezembro

ESPAÇAMENTO: 2,5 x 2 m ou 2 x 2m

MUDAS E SUPORTES NECESSÁRIOS: 2.000 ou 2.500/hectare

FORMAÇÃO DE MUDAS: sua multiplicação é feita através de enraizamento de estacas, que devem ser oriundas de pimenteiras sadias, produtivas, e possuir 3-5 gemas bem formadas. No canteiro de enraizamento ou em sacos plásticos, enterrá-las a 15 cm de profundidade.

COVAS: 40 x 40 cm, abertas do lado nascente do tutor, 30-60 dias antes do plantio.

CONTROLE DE EROSÃO: plantio em nível e terraceamento.

SISTEMA DE CONDUÇÃO: planta trepadeira, a pimenta-do-reino necessita, para seu desenvolvimento, de suportes, que podem ser tanto de concreto como de madeira, em torno de 2,5m de altura. Na fase inicial de seu crescimento, para evitar tombamento, efetuar o amarrio do ramo ao tutor.

CALAGEM E ADUBAÇÃO: aplicar, no plantio, por cova: 300g de calcário, 10 kg de esterco de curral ou 3 kg de esterco de galinha ou 800g de torta de mamona, juntamente com 50 g de P2O5. quando em produção, parcelar em três vezes, antes, durante e após o florescimento 180g de N, 100g de P2O5 e 160g de K2O por planta.

OUTROS TRATOS CULTURAIS: coroação, roçadas e condução dos ramos que vegetam desordenadamente.

CONTROLE SW PRAGAS E MOLÉSTIAS: apesar de várias, não inspiram maiores cuidados, excetuando-se os fungos causadores de podridões, tais como: Fusarium, Phytophthora, Rhizoctonia e Sclerotim. Ao se manifestarem, proceder ao arranquio e queima de planta atacada, bem como, a desinfecção do solo.

COLHEITA: a época é variável e o método, manual, podendo ser colhido três tipos: pimenta verde quando os frutos ainda estão verdes; pimenta-branca: quando os frutos apresentam coloração avermelhada; pimenta-preta: quando os frutos estão verdolengos.

PRODUTIVIDADE NORMAL: 2-5t/há de pimenta-preta.

Eng - Agr: MARCO ANTONIO MILAN BOA VENTURA E MARIO CARDOSO  (Fonte: Instruções agrícolas para o Estado de São Paulo - Boletim 200 (Instituto Agronômico).

Compartilhar

SHOPPING

EVENTOS